Os primeiros habitantes de Minas Gerais, assim como em todo o Brasil, foram os índios.
Primeiro vieram do Ceará os nativos Cataguases. Logo atrás os exploradores portugueses e depois os lusitanos,como a família de Inácio Corrêa Pamplona e outros vindos do Arquipelágo de Açores, no Atlântico; também colonizado por Portugal antes do descobrimento do Brasil.
No século XVIII, devido ao elevado aumento da população nas ilhas, a coroa portuguesa promove a emigração para o Brasil, na Capitania de Minas Gerais.
Inácio Corrêa Pamplona foi enviado pelo Governador da Província Luiz Diogo Lobo da Silva, o qual queria povoar o sertão. Em 1767, ele adentrava pela chamada Passagem dos Perdizes, próxima a foz so rio Bambuí, centro em torno do qual surgiram outros núcleos: Desempenhado, Pains, Iguatama, Japaraíba, Córrego Dantas, Luz, Lagoa da Prata, Arcos e outros. As posses foram distribuídas entre as pessoas com sobrenomes: Rodrigues de Souza, Lima, Pereira, Lopes, Faria e outros.
Pamplona concedeu oito cartas de sesmarias (distribuição de terras), por isso não se pode afirmar que foram os primeiros na região e sim os primeiros sesmeiros.
A partir de 1800, outros colonizadores foram chegando, atraídos pelas terras de boa qualidade para plantação e pastos. Estes compravam terras dos sesmeiros e seus descendentes.
Fonte de pesquisa dos acervos da Biblioteca Municipal Jarbas Ferreira Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas dúvidas e comentários: