sábado, 11 de setembro de 2010

Fatos e curiosidades da época II

Há muitos anos atrás em Arcos...


Comércio:
A sede distrital possui oito casas comerciais de tecidos, ferragens, chapéus, calçados, etc., cerca de quarenta tabernas, um bar e cinco açougues.
Não há um número exato de exportação e importação local até esse momento.
Taberna: Casa onde se vendem bebidas e comidas por miúdo. 

Anunciantes do informativo que circulava em Arcos na época:

CASA DO DICO, de Frederico Aluízio Soares (Fundada em 1912). Fazendas, armarinho, ferragens, calçados, explosivos e munições;

CASA AVENIDA, de Homero Pires Gontijo. Comerciante em fazendas, chapéus, calçados, armarinho, louças, ferragens. Compra e vende exclusivamente a dinheiro. Av. Olegário Maciel_ Município de Arcos.

CRISTOVAM DE FARIA_ NEGOCIANTE: Fazendas, ferragens.

CASA IDEAL: Édison Fonseca (Sucessor de Mário Fonseca & Cia.). Comerciante. Correspondente dos Bancos Comércio e Indústria de Minas Gerais e da Lavoura de Minas Gerais/ Depositário da gasolina “Standard”. Cidade de Arcos_ Praça João Pessoa- Minas.

A PROGRESSISTA: de Antônio Costa_ Arcos- Minas. Os produtos desta fábrica são os melhores_os menores fretes_ os menores preços_ o melhor artigo. Sé é PROGRESSISTA, é bom!

CORTUME SÃO RAFAEL: de Antônio Gonçalves de Oliveira. Serviço garantido a preços módicos (baixos). Arcos_ Minas_ R.M.V.

ALBERICO SALAZAR FILHO: Cirurgião – Dentista. Durabilidade _ Estética_ Modicidade nos preços. Arcos-Minas.

NIRMALETE: Marque cada momento de sua existência com um cronômetro NIRMALETE.



Vias de comunicação e transporte:
   O município é servido pelo telégrafo da Rede Mineira de Viação e por uma rede telefônica que o comunica com o município de Formiga e com os distritos de Pains e Pôrto-Real (Iguatama).
   A comunicação por telefone é feita também com algumas fazendas e com o povoado de São Miguel.
   A sede do município possui 33 aparelhos receptores de rádio-telefonia.
   O tráfego postal é feito por estrada de ferro.
   A principal via de transporte de município é a Rede Mineira de Viação, com quatro estações dentro do território arcoense e duas paradas. As estações são: Arcos (sede), Calciolândia, Carlos Bernardes e Loanda. As paradas são: a da Boa Esperança e a de Bonifácio.
Três ramais de estrada de rodagem ligam o município à Formiga e aos distritos de Pains e Porto-Real. A melhor estrada é a que liga Arcos a Pains, construída por iniciativa particular.
Um auto-ônibus, de propriedade do Sr. Horácio de Oliveira e Souza, faz três viagens semanais de ida e volta à sede do município de Formiga.
Assim que forem concluídos os reparos na ponte sobre o córrego dos Arcos, se cogitará um melhor aparelhamento da estrada que vai até Lagoa da Prata, onde apanhará a estrada de rodagem Belo-Horizonte- Uberaba, ficando Arcos ligado à Capital do Estado por mais essa via.

Fonte: Pesquisa dos arquivos da Biblioteca Jarbas Ferreira Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: