terça-feira, 5 de outubro de 2010

Histórico da Santa Casa de Arcos


Com a doação de uma fazenda feita por Rita de Cássia de Melo e Castro, deu-se a implantação da pedra fundamental e a lavratura da ata dos componentes da Santa Casa de Arcos.
   Aos (11) onze de fevereiro de 1940, às 14horas, nesta cidade de Arcos, Estado de Minas Gerais no Edifício do Grupo Escolar Iolanda Jovino Vaz, reuniu-se um grupo de pessoas bondosas e dotadas de elevado espírito humanitário, todos aqui residentes, com o nobre fim de providenciar a Fundação de um Estabelecimento onde pudessem receber o bálsamo suavizador todos aqueles que padecessem material ou espiritualmente... Estando presente assim definidos os pontos básicos do assunto que fez reunir-se tão seleta assistência, cogitou-se imediatamente da aclamação da Diretoria que desse momento em diante devia traçar as diretrizes da Santa Casa de Arcos, a qual,, sob gerais aplausos ficou assim composta: Provedor: Clemente Ribeiro de Carvalho, vice Provedor: José Teodoro Álvares Gontijo, Tesoureiro: Capitão Modesto Olímpio de Faria, 1º Secretário: Germano de Oliveira Campos, 2º Secretário: Édson Fonseca, Zelador: João Carlos Gouveia de Faria, 1º Procurador: Sebastião Gomes da Silva, 2º Procurador: José Antônio Balisa. Para o conselho fiscal Dr. João Vaz Sobrinho, Antônio Maria Álvares Gontijo, Antônio Fonseca Júnior, Manoel Alves de Oliveira, Joaquim Fernandes Nogueira, Carnot Rodart, Antônio Arantes, José Raimundo Filho, a rogo de Joaquim Teixeira Malta, Bernardo Teixeira Malta, João de Oliveira Filho, José R. Teixeira de Amorim, José Geraldo da Silva, João Jovino, Jarbas Ferreira Pires, Adolfo Alves, Messias Rodrigues de Souza, José Cândido Borges, Azôr Vieira de Faria e José Ribeiro do Vale. Para a Comissão encarregada de elaborar os Estatudos: Jarbas Ferreira Pires, Carnot Rodart, Germano Oliveira Campos, Antônio M. Álvares Gontijo, Joaquim Fernandes Nogueira, Antônio Fonseca Júnior e Adolfo Alves.
Ficou assim Fundada num ambiente de fé e de esperança, a Santa Casa de Arcos, sendo marcada para o dia 25 do corrente mês, ha mesma hora e local, nova reunião.
Arcos, 11 de fevereiro de 1940.
Criados o conselho fiscal e a comissão dos Estatutos e efetuado o assentamento do Livro de Doações de 18 assinaturas: com (500$000) quinhentos mil reais cada e 16 com (700$000) cada.


O Texto acima corresponde à ata de fundação da Santa Casa de Arcos, escrita por Jarbas Ferreira Pires, e foi transcrito na íntegra, por se tratar de um documento. Surgia então o primeiro e único hospital da história de Arcos.
Fonte: Arquivos da Biblioteca Jarbas Ferreira Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: