terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação e Progresso


  
O tempo passa, a população aumenta e as instituições públicas aperfeiçoam-se.
   Em 1930, as Escolas Combinadas do Distrito passam a chamar-se Escolas Reunidas, sob a direção de Corina Ribeiro de Carvalho.
   O primeiro grande grupo escolar de Arcos foi constituído em 1931, que foi encampado pelo Estado em 1934, através das gestões de Washington Pires junto ao Governador Valadares. Alberico Salazar Filho ficou como Inspetor e Dona Corina Ribeiro de Carvalho como Diretora. O quadro docente era constituído de dez professores. Maria Vitoi e Nicaulis Carvalho lecionavam em São Simão em 1937; Ana Teixeira Borges e Maria José Fernandes, em Barra do Melo; Isaltina Fernandes em Paus Secos, Luzia Pereira da Silva, em Calciolândia; Nair de Oliveira, em Loanda; Balduino Bernardes Amorim e Juraci Camargo, em Carlos Bernardes.
   Em 1941 a Escola Fazenda São Julião mudara o nome para Escola Rural Mista de Paineiras.
   O primeiro colégio (Escola Comercial Arcoense) data de 1955, trazendo benefícios à população, sem necessidade de mandar seus jovens para outras cidades, visando a promoção da escolaridade. No ano seguinte, o colégio quase fechou. O dono queria vende-lo e romper o sistema de aluguel, porém a Miltra Diocesana de Aterrado (Luz) foi quem o salvou: comprou o imóvel por 260 contos e colocou à disposição do colégio, que mudou o nome consecutivamente para colégio Sede Sapientiai, Colégio Normal Paroquial e Colégio Dom Belchior.
   Em 1965 o Município já contava com 26 escolas públicas. O ensino ficava em sintonia com o Progresso

Fonte:História de Arcos-Lázaro Barreto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: