terça-feira, 9 de novembro de 2010

Esporte e Saúde


  
   O PAEME (Parque Municipal de Esportes) foi construído na gestão de Paulo Marques de Oliveira como prefeito (1977-1982).
   O PAEME é o parque total – o Poliesportivo, inaugurado em janeiro de 1983, é a área do ginásio coberto.
   O Poliesportivo nasceu da necessidade esportiva das novas gerações. Dirigido na época por Roulien Ribeiro Lima, tinha atividades esportivas coordenadas por José Roberto de Paula.
   A enorme área construída abriga uma piscina olímpica, uma pista de atletismo, quatro quadras cobertas e ao ar livre.
   A preocupação dos municípios com a prática esportiva é antiga, mas a primeira notícia intermunicipal de impacto é de 1939, quando o time de futebol Associação Atlética Arcoense conquista a Taça da Amizade, vencendo o Fla-Flu de Santo Antônio do Monte por um a zero.
   Nas décadas seguintes aprimorou-se a prática futebolística. Os dois times principais, Associação e Ipiranga Esporte Clube, legítimos rivais, não almejavam a derrota nas partidas executada.
   O Vila Esporte Clube, fundado em 03-06-1987, possui estádio próprio, construído em regime de multirão, complementando com rifas, shows e forrós, promovidos para essa finalidade.
   O Ipiranga nasceu de uma reunião na padaria do Sr. João Cuca, em 1948, da qual participaram Jorginho da Farmácia, Graveteiro, Peixoto, Espadilha, João do José Pedro, Neném do Pedro Rosa, o próprio João Cuca e outros.
   A Associação Atlética Arcoense foi fundada em 1939, e desde então acumulou muitas vitórias importantes.
   Na década de 40, o União Esporte Clube brilhou loca e regionalmente, reunindo craques como Valadão, Cascudo, Trajano, Zilico, Bigode e outros.
   O esporte em Arcos conta sempre com o apoio da Prefeitura Municipal, que investe na melhoria de cada categoria.

Fonte: História de Arcos - Lázaro Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: