quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pilares do Progresso de Arcos

   Aqui vai um preito de gratidão e homenagem aos Cidadãos e Cidadãs, que foram os pilares, as bases, os sustentáculos, os esteios do progresso de Arcos  para termos a cidade, que temos hoje: BELA, RICA, HOSPITALEIRA E DE PROGRESSO. Pelo trabalho dinâmico de Cidadãos  e Cidadãs tão simples e fiéis à terra arcoense, que nela acreditaram e que direcionaram seu futuro promissor é que temos a cidade do tamanho da qualidade de vida que, hoje, desfrutamos orgulhosos. Os residentes de hoje, elegeram a cidade do coração daqueles que buscaram, aqui, espaço para viver. Trouxeram na sua bagagem a experiência de vida, a técnica, o profissionalismo, o conhecimento e a força do seu trabalho para transformar Arcos na cidade do progresso de hoje, admirada e respeitada em todas as  extensões geográficas deste País. Os pilares iniciais foram formados por pequenas propriedades rurais e urbanas, constituídas de poucas casas  ao longo da estrada real, que passava pela atual Rua augusto Lara, pelo Bairro Niterói, ponto marcante para o descanso dos tropeiros, que transitavam do Rio de Janeiro em direção a sertão goiano e triângulo Mineiro.Aos poucos as residências se formavam em torno da Praça, onde, logo, subiam as paredes da atual Matriz para atingir a Rua Getúlio Vargas, Governador Valadares e adjacências.Das fazendas saíam os produtos agropecuários como o gado, o leite, o milho,o feijão, o arroz e os principais alimentos  dos quais tiraram o lucro para a sobrevivência.Com isto os pilares foram marcados para a sustentação de um progresso, que mais tarde aconteceria, tão logo as montanhas de calcários ao seu  arredor fossem descobertas por empresas mineradoras, que, por aqui, se aportaram e fizeram do calcário a  riqueza maior deste Município Arcoense.
Grandes empresas se instalaram, impostos municipais com retorno, empregos surgindo, o transporte aumentando, rodovias asfaltadas chegando para ligar Arcos ao mundo financeiro, ruas e avenidas asfaltadas, água e luz para todos, os córregos de Arcos  protegidos por interceptores de esgotos, que os levam   a estação de tratamento, avenidas sanitárias surgem  como conseqüência imediata, o lixo da cidade tem a reciclagem e aproveitamento. Novos moradores chegam com seus valores  profissionais, suas experiências e técnicas. Uma nova cultura profissional vai surgindo e a cidade vai mostrando o seu novo “status” de cidade de progresso. 
 A cidade avança em cultura, educação, saúde e qualidade de vida. Surgem novas escolas para quem quer estudar.Como conseqüência de progresso, o Campus da Pontifícia Universidade de Minas Gerais – A Puc Arcos- marca o ponto maior da educação e desenvolvimento desta Cidade, conhecida em todo território nacional. A saúde é assistida por dois Hospitais e mais a Fundação Municipal da Saúde- A FUMUSA – com atendimento de Pronto Socorro, serviço especializado de Ambulâncias e Posto de Atendimento com médico de família nos Bairros.
O pessoal mais carente é assistido pela Padaria Municipal, Lactário, Creches, Cesta Básica, material de construção, lotes gratuitos e casas populares.O Comércio é representado por boutiques de primeira linha, lojas especializadas no ramo, farmácias e drogarias, bares e lanchonetes.O Lazer é marcado por inúmeras festas comemorativas de fins de semana, vida noturna acentuada, festa do trabalhador com grandes shows, bailes no Clube Social, a comemoração do Dia da Cidade com grandes desfiles das escolas e entidades, o dia da Padroeira com procissões, seresta pelo grupo de Seresteiros de Arcos, a festa da Exposição Agro-Pecuária com vários shows, rodeio, cavalgada, Parque de Diversão, Barracas, Festa Junina com danças características e, ainda, o turismo na Cachoeira da Usina Velha, no Parque Aquático e no Clube da Lagoinha do José Ronaldo Sales de Carvalho.E assim, Arcos vai muito bem. Construída sobre os PILARES  erguidos por aqueles Cidadãos e Cidadãs que  marcaram  as  bases para o progresso do qual desfrutamos hoje. Sem os Cidadãos e Cidadãs PILARES, Arcos seria, talvez, um vilarejo, que teria desaparecido  nos grotões  sem fim da inexistência.

Homenagem do Advogado e Professor Roulien Ribeiro Lima aos Pilares do Progresso de Arcos.
Texto cedido e autorizado para postagem.
Obs.: Continuação do Texto na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: