terça-feira, 26 de outubro de 2010

Casa de Cultura


   Foi construída de 1984 a 1988, quando inaugurada.
   Idealizada pelo Prefeito da época, Plácido Ribeiro Vaz e projetada pela arquiteta Marilda Antonini Ribeiro Bastos.
   Abriga uma biblioteca, um teatro, várias salas para cursos e reuniões. Possui saguão para exposições, camarins, lugar para um público de 232 pessoas. Possui também uma área coberta externa bem grande, onde se encontra um espaço projetado para ser uma lanchonete, atualmente desativada.
   Tem tipologia contemporânea, com planta irregular, dois pavimentos, cobertura em laje plana, no nível da rua, sem afastamento algum.
   O terreno onde foi construída a Casa de Cultura abrigou um almoxarifado e ainda antes ficava ali uma cadeia pública do município. Por isso existe uma placa fixada no saguão externo com os seguintes dizeres: Onde, outrora, foi lugar de penúria, hoje, radiante, te transformas em dócil aconchego das artes. Artes da música, do teatro, da pintura, do artesanato, do folclore, da história, dos livros, enfim, hoje abrigas a cultura de nossa gente que vai se transformar, ficar grande e ultrapassar fronteiras. Bem vinda (o)s todos os amantes da cultura, sem distinção de sexo, raça, religião.
   Construída em alvenaria de tijolo, com revestimento de tijolinhos externamente e reboco e pintura em látex internamente. Suas portas são de verga reta, com vedações variadas: folha de vidro, folha de madeira. Tem duas laterais com vedação de vidro, sendo uma no 1º pavimento e outra no 2º pavimento. Tem janelas tipo basculante. A escada para o 2º pavimento é semicircular, externa, com início no saguão externo e terminando em um corredor que leva às salas e biblioteca no 2º pavimento. As laterais e teto da escada são totalmente em esquadrias metálicas e vedação de vidro. O piso da Casa é variado: cerâmica, de diversos padrões, carpete, assoalho, taco e outros.
   Esta Casa de Cultura foi construída com apoio unânime do poder legislativo, por ser da maior importância no desenvolvimento e futuro cultural de Arcos.

Fonte: Arquivos da Biblioteca Jarbas Ferreira Pires.



2 comentários:

  1. Interessante!!! Não sabia sobre o fato de no local já ter sido uma cadeia, tão pouco dos motivos pela placa. O Blog Arcos sempre esta nos mostrando nossa própria história. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Dionne.Meu principal objetivo é que todos conheçam mais a História de Arcos.Eu que agradeço seu comentário e sua partipação efetiva.

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e comentários: