domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pessoas de Destaque

“Arcos não se fez num dia, nem dispensou, no processo de sua evolução, o concurso dos trabalhadores rurais e urbanos em suas múltiplas tarefas nas áreas cobertas e ao ar livre do campo social”.

Ascânio Lima

   Filho de Euzébio Gonçalves e Ana Rosa de Lima, nasceu em Formiga a 23/03/1893 e faleceu em 03/10/1952. Foi casado com Mariana Vaz de Lima e deixou os seguintes filhos: Frederico, Silvia, Maria da Assunção, Celina e Flávio. Administrou a construção e montagem da Usina Velha, que em 1923 pertencia a Cornélio Ribeiro, Donato Andrade e João Jovino, além de instalar a respectiva rede de distribuição de energia. Foi funcionário público municipal e gerente de fábricas. Era tão habilidoso e competente nas suas funções que recebeu autorização do Conselho Regional de Engenharia para exercer na Prefeitura o cargo de Engenheiro “não diplomado”, em 1935. Em reconhecimento a seu papel de modernizador tecnológico, principalmente no setor eletrotécnico, a Prefeitura “não fez funcionar o serviço de força elétrica, no dia do seu falecimento”, ficando a cidade às escuras em sinal de luto.
 


Augusto Pinto de Moraes Lara

   Nascido em 1.857 e falecido em 1922, era natural de Itapecerica. Deixou os filhos: Adolfo, Maria Augusta, Rosalina, Mariana, José, Cecília, Augusto, Marcília. Era casado com Maria José de Moraes Lara. Muito inteligente e dinâmico, foi também um grande pioneiro tecnológico. Instalou as primeiras máquinas de arroz e café no arraial; instalou o primeiro gerador termoelétrico nas máquinas, possibilitou, com a eletrificação na década de 20, o funcionamento do nosso primeiro cinema; construiu um sistema de abastecimento de água potável encanada e também chefiou o primeiro diretório político da localidade.



Donato Andrade

   Nasceu em Passa Tempo a 12/08/1883 e faleceu em novembro de 1979. Era filho de Gabriel Augusto de Andrade, Cel. Da Guarda Nacional, e Áurea Ferreira de Andrade. Casado com Laura Salles Botelho de Andrade, deixou os filhos: José Maurício, Roberto e Gabriel. Fez os primeiros estudos no Colégio Caraça, berço do humanismo em nosso Estado, formou-se em Direito na Faculdade de São Paulo e Agronomia no Colégio Agrícola da Universidade de Tennessee, estados Unidos. Foi lá que conheceu o cônsul brasileiro, natural de Iguatama, que propagava a excelência das terras regionais (Iguatama, Arcos e Pains), comparando-as às das pastagens de Kentucki, apropriadas para a criação de cavalos. Quando regressou ao Brasil, Donato resolveu conhecer a região. Em 1910, de sociedade com o pai, comprou as fazendas Varjão da Barra e São Miguel (esta hoje é sede das Fazendas Unidas São Miguel), onde pôde desenvolver seus dons e dotes tecnológicos, criando animais de raça, principalmente o Mangalarga Marchador, prática continuada até hoje pela família. Ao mesmo tempo fabricava queijos, exportava suínos e a partir de 1941, produzia leite em pó (então a segunda fábrica do País). No ano de 1947 fundou, juntamente com os irmãos e Flávio Gutierrez, em Calciolândia, a Empresa Andrade Gutierrez. Em 1962, vendeu a fábrica de leite em pó à Nestlé. Foi também deputado, em 1920, mas renunciou ao mandato, antes de concluí-lo.


Fonte: História de Arcos-Lázaro Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: