sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os Caminhos Aéreos

   Em 10/06/1.944 é fundado o Aéro Clube de Arcos e no dia 18, seu Presidente Antônio Fonseca Júnior, manda telegrama ao Governador Benedito Valadares, comunicando a fundação do órgão e a nomeação do governador como presidente de Honra do Clube.
   Em 1.949 Milton Campos e Américo René Gianetti prometem a construção do campo de pouso, que se realiza oito anos depois, com pista de aterrissagem de 1.090 m por 60 m, com capacidade para ampliações futuras.
   Oficializado pela Aeronáutica através da 3ª Zona Aérea, 500 metros da praça da estação era de propriedade da Prefeitura.
   Em 1.969 o campo ainda se resumia numa pista entre duas capoeiras. O Prefeito da época, José Teixeira Resende reuniu lideranças políticas e empresariais e conseguiu do governo estadual a cooperação para uma reforma total. Com recursos próprios, José Resende, constrói um belo hangar em 1.970.
   Além do prefeito outras personalidades se destacaram no projeto de melhoramentos, tais como: Antônio Fonseca Júnior, Martiniano Zuquim, Mauro Raimundo, Edgar Faria Gontijo, Paulo Marques de Oliveira, José Amorim, Demerval Fonseca Júnior, José Ronaldo e outros. Os aviões da Cimento Itaú (hoje Belocal), CSN, White Martins, dos órgãos governamentais e empresas estatais sobrevoaram e aterrissaram no aeroporto, sem problemas, diminuindo o tempo das viagens.
   Em 1.973 é concluída a reforma e o aeroporto recebe o nome do Governador Rondon Pacheco. O hangar com sala de estar, depósito de gasolina, lavador, calibrador de pneus e estacionamento para quatro aviões, funcionava perfeitamente. Em 09/08/1.983, o Sr. Clóvis Veloso Silva é empossado no cargo de Agente Executivo das Companhias Aéreas VARIG e CRUZEIRO, em Arcos e Região, em concorrida solenidade festiva da Câmara Municipal. Alguns anos depois, com as atividades interrompidas, o campo de pouso deu lugar a outras ocupações.


Fonte: História de Arcos-Lázaro Barreto

4 comentários:

  1. Gostei, do blog, gosto de conhecer o passado da minha terra do meu povo. Sempre que da eu entro.E como gosto mais ainda de assuntos relacionados a aviação gostei muito do post.Curioso saber que no passado Arcos possuia digamos um aeroporto interessante.E hoje nem vestígios do transporte aéreo na região.Estamos progredindo ou regredindo.....

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz com sua visita.Com relação ao aeroporto, a idéia seria a construção de outro,mas parece que tal idéia se perdeu no tempo.Progredimos em muitos aspectos,já em outros...Agradeço seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Como amante passional da aviação, lembro, quando criança, do aeroporto em casacalho (hoje seria a extensão da PUC até as proximidades do Parque de Exposições), e torço muito para Arcos entrar em uma nova realidade construindo um novo aero... eu seria piolho e spotter do aero... abraços Ivens, Fernando e cia....

    ResponderExcluir
  4. Tenho primos na cidade de Arcos,mas,não me lembro o
    nome deles.Uma prima se chama Santuza,ela é sobrinha da Dona Delfina Maria Ribeiro(descendente dos Arvellos-natural de Resende Costa),minha saudosa avó.Se não me falho a memória,antigamente ela trabalhava na Embrava em BH. Possuo uma carta que foi de um grande fazendeiro ai de Arcos, desejo mandar a imagem digitalizada para seu gmail, pode ser?.

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e comentários: