quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fatos e curiosidades da época III

Há muitos e muitos anos atrás em Arcos...

    Gruta:
    A formosa gruta de propriedade do Sr. Jairo Ribeiro de Carvalho tem atraído e deslumbrado milhares de forasteiros com o principal objetivo de admirarem essa maravilha da natureza.
   Um grupo de formiguenses, por iniciativa do Sr. Gastão Araujo, colocaram no interior da gruta uma placa bronze em homenagem ao germânico Barão de Eschwege, o primeiro homem que pisou aquele maravilhoso recanto da terra arcoense.
O grupo excursionista bateu diversas chapas da gruta.


Força Hidráulica:
A riqueza do distrito em força hidráulica ,pode ser avaliada em 850 cavalos: 150 fornecidos pela  cachoeira  dos Pereiras, no rio São Domingos, a qual é hoje de propriedade da empresa Jovino, Rocha & Cia. Ltda., que aí tem instalada a usina elétrica que fornece luz e força as sedes dos distritos de Arcos, Pains e Porto-Real, e aos povoados de Calciolândia e Garças, além de algumas fazendas; 100 cavalos fornecidos por outra cachoeira situada no mesmo rio; e 600 cavalos fornecidos pela cachoeira de Sant’Ana, situada no rio de igual nome; as duas últimas ainda não foram exploradas.

  
Indústrias:
A sede do município conta com um cortume, duas selarias, fábricas de manteiga, pente, violinos, etc.
Tem duas bem montadas serrarias, onde fabricam móveis com estilo e perfeição.

Ensino Público:
    Data de 1878 a instalação do ensino em Arcos. A primeira escola foi instaladano dia 12 de novembro do mesmo ano. A primeira professora nomeada foi D. Maria José de Morais Lara, viúva do saudoso Augusto Pinto de Morais Lara.
Arcos possue como únicas fontes de ensino um Grupo Escolar e onze escolas rurais, sendo que uma está situada na sede, no bairro Floresta e está a cargo da distinta normalista Amélia Carvalho.


Inspetor Escolar:
 O inspetor escolar nomeado foi o Sr. Alberico Salasar Filho, que também possui um ótimo gabinete dentário instalado aqui.

Cine Teatro Arcoense e sede do Tiro de Guerra 619:
Sr. José Guimarães mandou construir o Cine Teatro que foi inaugurado no ano de 1923.
No ano de 1918, dirigida pelo Sr. Francisco Coimbra, foi organizada a Escola de Guerra 619, sendo este apenas instrutor provisório; o nomeado foi o Sr. Oscar Teixeira de Lima. Hoje o instrutor é o Sr. Feliciano Gomes da Silva.

 Fonte: Arquivos da Biblioteca Jarbas Ferreira Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: