terça-feira, 19 de outubro de 2010

Motivos


    O ser humano tem o péssimo hábito de procurar motivos que justifiquem suas atitudes. Ter motivos é sempre mais fácil do que assumir os erros e conseqüências de atos impensados.
    Na vida estudantil, pessoal ou profissional, ou seja, na maioria das vezes queremos justificar nossos atos. Meus motivos sempre são maiores que o do outro. “O fim justifica os meios?”
   Prefiro a frase: “A desculpa do aleijado é a muleta”. Já fiz uso de minha muletinha várias vezes e com certeza fui a mais prejudicada. Ninguém pode fazer mais mal a você do que você mesma, pois tudo depende da sua permissão. As pessoas te decepcionam, mas quem decide o quanto isso vai durar e despedaçar sua vida é você.
    Eu digo que sim e depois quero culpar o outro, ou encontro um motivo ‘muito forte’ que justifique minha atitude. Bem mais fácil do que dizer que errei e que assumo as conseqüências. Até porque, querendo ou não, elas virão.
A decisão sempre será sua e o bônus ou ônus também.
Sempre escolhemos a saída mais fácil, principalmente se acuados. Lembrando que facilidade e praticidade tem significados diferentes.
O comodismo vence o jogo. Sair da minha zona de conforto? O que eu ganho com isso?
Pois é. O que a maioria não sabe é que nós ganhamos mais com isso do que qualquer outra pessoa. Quando temos objetivos e tentamos alcançá-los ganhamos mais disposição para novas situações, experiência para avaliar os riscos, auto-estima para rever nossas prioridades e vontades, equilíbrio para não se deixar levar como ‘folhas ao vento’.
Nada é fácil. O caminho mais fácil é como um círculo. Voltamos do mesmo jeito que fomos. O caminho mais difícil tem entrada e saída. Entramos cheios de dúvidas e voltamos com a mala cheia de sonhos, novos conceitos, algumas respostas, um pouco de sabedoria e muita vontade de seguir em frente.
Perfeitos? Claro que não! Porém, aprendizado e existência são amigos inseparáveis.       
Viva, aprenda, assuma as conseqüências dos seus atos e lembre-se, ninguém é dono na verdade, muito menos eu.
Contraditório?! Esse mundo faz sentido para você?

2 comentários:

Deixe suas dúvidas e comentários: