segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FUMUSA


A FUMUSA (Fundação de Saúde e Assistência de Arcos) foi fundada em 12/08/1977, e funciona na Rua 25 de Dezembro, nº 20, sob a direção de Roberto Dias de Carvalho. O quadro funcional conta atualmente com 8 médicos, 7 dentistas, 20 auxiliares de saúde (enfermeiro, laboratoristas, administradores, serviçais). O órgão mantenedor é a Prefeitura Municipal.
   A Fundação não tem fins lucrativos. Os principais serviços que presta são: Consultas médicas, ambulatoriais, trabalho de medicina preventiva, exames de medicina ocupacional, aviamento de receitas de acordo com a disponibilidade de medicamentos, pequenas cirurgias, assistência obstétrica, serviços de saneamento básico, assistência odontológica e à saúde do alunado da rede escolar, manutenção de unidades sanitárias, inclusive unidades móveis para atendimento à periferia e à zona rural, etc.
   Em 1991 a prefeita Hilda Borges de Andrade celebrou com a Secretaria do Estado da Saúde (SUS), um convênio, objetivando a descentralização das ações de serviços de saúde pública do Estado para o Município, para “garantir a resolutividade do sistema local com vistas à consolidação do Sistema único de Saúde no âmbito estadual e municipal”.
   O centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do adolescente, criado em 1991 pelo médico Roberto Dias de Carvalho, funciona em convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, o PRONAV-LBA e a Fundação Municipal de Saúde, num prédio recentemente adquirido pela Prefeitura, na Rua Formiga. Metodologia voltada para a prevenção e o trabalho educativo, dispondo de 2 psicólogos, 2 enfermeiras, 1 assistente social, 1 pediatra, 1 ginecologista e 8 agentes de saúde. Suas atividades vão desde alimentação alternativa, incluindo a assistência às gestantes, o acompanhamento do período puerperal, a identificação, o diagnóstico e o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, um centro de apoio ao desnutrido e um programa social de imunização.

Observação: Informações da época da instalação da FUMUSA. Várias mudanças já ocorreram desde então.

Fonte: História de Arcos-Lázaro Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: