quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Primeiro Provedor


   Poucos meses antes de completar dois anos de emancipação político-administrativa de Arcos, um grupo de homens de bem decidiram fundar o primeiro hospital da Cidade.
   Em ata consta a doação de uma fazenda por Rita de Cássia de Melo e Castro. O bioquímico Benildo Torres conta que sua Tia Rita de Cássia, não tinha herdeiros e deixou há mais de 60 anos, um testamento doando seus imóveis para a construção de um hospital na cidade de Arcos. Num destes imóveis funciona a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Todos os bens foram vendidos para obter fundos para compra do terreno onde se encontra a Santa Casa. A partir de então, os provedores se empenharam na construção do prédio.
Em 1940, a Santa Casa foi registrada em cartório. O primeiro provedor foi Clemente Ribeiro de Carvalho. O segundo foi Antônio José Rabelo, seguido por Homero Pires Gontijo, responsável por grande parte da construção do prédio, que permaneceu por um tempo inativo pela falta de recursos financeiros.
João Caetano Sobrinho assumiu a provedoria em 1960 e alugou o prédio para abrigar operários da primeira fábrica de cimento de Arcos. Em 1961, Humberto Soraggi Filho colocou a Santa Casa de Arcos em atividade com o dinheiro arrecado do aluguel. Segundo Humberto, houve abertura a novos sócios no seu mandato, inclusive adversários políticos. Eleito por 21 sócios, Soraggi deixou a diretoria com 63 integrantes. Ele conseguiu também a doação do prédio, onde hoje funciona a FUMUSA, para a Santa Casa. O prefeito da época, Edgar Gontijo, comprou tal imóvel para ser a primeira sede da prefeitura. O dinheiro ajudou na compra dos primeiros móveis e equipamentos da Santa Casa. Renato Coelho, em 1964, reformou o prédio para aprovação, a fim de conseguir um convênio junto ao então INPS (hoje INSS).
José Chaves assumiu em 1970 e realizou a primeira grande cirurgia em Arcos. Os médicos Ivan José Lopes de Montes Claros, e Afonso Alvarez Perez de Bambuí, fizeram a primeira cesariana. Homero Pires reassumiu a provedoria e construiu um necrotério, a antiga recepção, 27 apartamentos, a copa e o refeitório. Logo após assumiu Hermano Bedoni, que construiu a área onde funciona o Raio X e mais 6 enfermarias locais com a ajuda da Companhia Siderúrgica Nacional, Lafarge Cimento, White Martins, Nestlé e a Cal Itaú. Na época, a Santa Casa de Arcos encontrava-se nas mãos do provedor Mateus Frias que iniciou as obras de reestruturação de hospital, além de quitar dívidas da administração anterior.
O provedor atual da Santa Casa é Fernando Francisco Ribeiro.

Fonte: Arquivos da Biblioteca Jarbas Ferreira Pires de Arcos-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: