quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guardião da vida- Homenagem

                                     
      Nascido em 22.02.1913 na casa de sua avó materna na Cidade de Lavras-MG, para onde foi sua mãe Laura Andrade da Fazenda São Miguel em Calciolânia, Município de Arcos, para o trabalho de parto.
     Nasceu o menino robusto e bem de saúde.Teria uma vida pela frente, onde fatos de importância aconteceriam na sua trajetória vertiginosa rumo ao sucesso.      
      A inteligência era patente já ali naquele início de vida, daquele que nascia de uma família de gente de importância do meio social e político de Minas Gerais.
      Filho de Dr. Donato de Andrade, engenheiro com especialidade nos Estados Unidos da América e da Senhora Dona Laura Botelho de Andrade, cuja senhora deu nome à Avenida Laura Andrade do Bairro Jardim Bela Vista de  real importância para a entrada e saída das riquezas de Arcos.
      Dr. Donato chegou a ocupar o cargo de Deputado por Minas nos anos de 1920 a 1922, por influência do Governador do Estado, seu sogro. Mas, renunciou logo o mandato para cuidar de sua fazenda em Calciolândia da qual gostava muito.
    O recém-nascido era neto de Francisco Sales, Governados de Minas Gerais no início da nova república do Brasil e da Senhora Elvira Sales Botelho, ambos de Lavras.
      Este menino de Arcos, criado na Fazenda São Miguel, em Calciolândia, registrado no Cartório de Lavras, era mesmo aquele que seria, um dia, o cabeça pensante da liderança política de Arcos e do Brasil.
     Ainda muito cedo, acompanhava o pai Donato Andrade nas viagens à Belo Horizonte para tratar de negócios. Era arteiro e inquieto. Nos Hotéis de luxo era comum a instalação nos corredores das chamadas escarradeiras. Maurício, como era menino de fazenda, se armava de pequena corda, tipo laço de boi e brincava de laçá-las a todas como se estivesse laçando bezerros. Seu pai passava aperto com as brincadeiras de seu filho Maurício.
    Na fazenda estudou na Escola rural, fundada e mantida por sua mãe Dona Laura, os quatro anos primeiros e depois, com muito pesar, foi estudar em Lavras no Colégio Gamo de orientação americana.
      Neste Colégio foi logo destaque no estudo e no esporte, principalmente, futebol, onde se consagrou goleiro de nome do Sparta Futebol Clube de Lavras.
      Logo ganhou um apelido por rixas de torcida de futebol, sendo que dois dos torcedores o pegaram despercebido para lhe aplicar uma surra. Mas, Maurício se libertou dos dois e os venceu na luta deixando-os abatidos e desapontados perante os que se encontravam presentes.
      Imediatamente, ganhou a admiração das pessoas que à luta assistiram por ter sido Maurício um lutador implacável e de muita força a ponto de ter vencido a luta. Daí o apelido de marruco por ser forte como um marruás das fazendas.
      De Lavras, Maurício foi para Belo Horizonte estudar na UFMG, onde se formou Bacharel em Direito. Ainda como estudante, tornou-se adepto das lições políticas pregadas em Minas pelo Clube dos Tenentes, os quais formaram o “ Grupo dos Militantes”chefiado por Juraci Magalhães e, em São Paulo, pelo Governador Armando Sales de Oliveira, que eram contra a  Ditadura de Getúlio Vargas.
      Partiu o Grupo dos Militantes Mineiros para a Cidade de Extrema, na Serra da Mantiqueira na divisa de São Paulo com Minas e do outro lado as forças paulistanas, que exigiam de Getúlio a outorga da Constituição votada e aprovada pelo Congresso Nacional.
       Nesta luta, teve a participação de Juscelino Kubstchck de Oliveira, que atuou como médico capelão dos militantes, o qual, mais tarde, teria Maurício Andrade como o seu grande companheiro na militância política de Minas até à Presidência do Brasil na construção de Brasília de onde emanariam as decisões maiores da Nação Brasileira. Do coração do Brasil sairiam as forças vitais  da Nação.
      Daí para frente José Maurício de Andrade foi Deputado Estadual de grande liderança e Deputado Federal, onde foi líder de Governo de J.K Presidente.
      Como Deputado Estadual, foi o articulador junto do Governador Benedido Valadares para elevar Arcos à categoria de Cidade em 17 de Dezembro de 1938 e Comarca de Arcos em 1950.
        Arcos e região tiveram representante político no Congresso enquanto Maurício lá esteve até o ano de 1972, quando não mais se candidatou porque, entendeu ele, que deputado não tinha mais mensagem alguma para o povo em vista da Ditadura dos Militares, que tomaram o poder no Brasil em 1964.
       Maurício, então, retornou a Arcos e foi dedicar-se à sua fazenda em Calciolândia, onde conseguiu ser campeão brasileiro no aproveitamento da produção por área plantada.  Tornou sua fazenda “modelo” de produção e de criação de bovino e eqüino de todo o País.
      Exigida a sua participação efetiva na política de Arcos pela liderança do PSD chefiada por Moacir Dias de Carvalho, não mais como Deputado, mas, como integrante da administração municipal, Maurício recusou ser candidato, preferindo indicar o nome de sua esposa Hilda Borges de Andrade.
      Depois, de muita luta para convencer D. Hilda a aceitar, esta chegou, enfim, a confirmar que seria candidata, depois que houve uma peregrinação de 1.500 pessoas de Arcos à sua casa para pedir a ela que aceitasse a candidatura de Prefeita de Arcos. Os adeptos de sua candidatura chegaram à sua Fazenda gritando vivas, D. Hilda, D. Hilda e foram adentrando pela sala de recepção da casa.
      Esta, assustada com tanta gente eufórica só se calou, quando a voz do orador intérprete manifestava a intenção do grupo de pessoas ali presente.
      O Professor Roulien Ribeiro Lima, para conseguir êxito em sua fala, trouxe à lembrança a ação de seu saudoso Pai, o Médico Dr. Eduardo Borges da Costa, fundador do Hospital do câncer em Belo Horizonte, ao qual dedicou toda a sua vida na cura de tal enfermidade que arrasava multidões.  Nesta hora da invocação do Pai, Professor Emérito da UFMG, D. Hilda deixou escapar uma lágrima dos olhos e não teve duvida: “Já que vocês querem, aceito ser candidata e quero trabalhar para melhorar a qualidade de vida do povo de Arcos.”
       E o povo naquela alegria, saiu satisfeito.         
      D. Hilda parte para a campanha de Prefeito, mas, não pedia voto e muito pouco comparecia aos palanques de campanha. Era uma candidata a “sui generis.”
        Eleita com a maioria absoluta dos votos do povo arcoense, tomou posse. Do seu Gabinete de Prefeita de Arcos, fez dele um altar donde emanavam as maiores decisões administrativas coordenadas pela cabeça pensante do Dr. José Maurício, que projetava tudo para, depois, ser convertido em obras importantes para Arcos. Obras estas não cogitadas, ainda, em administrações anteriores, como as Avenidas Sanitárias, Trincheira e PUC.
      Arcos saiu da inércia administrativa e alcançou o palco das grandes decisões do País, onde empresários, políticos e articuladores do progresso brasileiro tomaram conhecimento da existência de uma pequena cidade do Centro Oeste de Minas de 40 mil habitantes.
      De lá para cá, tudo ficou mais fácil para as novas conquistas a favor de Arcos, porque aqui tinha liderança capaz.
      Hoje, Arcos é administrável, porque a liderança da política arcoense ficou em evidência pela projeção dada a este ícone por Maurício de Andrade, que conseguiu fazer com que as indústrias de mineração pagassem seus impostos devidos e de conformidade com a lei. O que não faziam até então.
     De lá para cá a Prefeitura de Arcos é bem dotada de bom orçamento que permite a Administração Municipal executar muitas obras exigidas pela população.
      Arcos de hoje é cidade de progresso e de luta, porque Maurício Andrade criou aqui o espírito de luta, de progresso para a qualidade de vida do seu povo.
      Aqui em Arcos, não há quem não conheça os seus deveres e direitos e como tal exige evolução e qualidade de vida nas ruas, bairros e em toda a cidade.
      Sem Maurício Andrade, Arcos perdeu seu brilho e sua estrela de cidade iluminada para desaparecer na constelação das outras cidades como Pains, que vem surgindo como nova força e brilho no céu do progresso da Região Centro Oeste de Minas.
    Dois mandatos de D. Hilda, sob a orientação de José Maurício de Andrade, foram fecundos e de progresso para Arcos. Que digam as obras sociais como as Creches, a Padaria, o Lactário, a Fumusa, as unidades médicas implantadas nos bairros, as assistências sociais como as cestas de alimentos para as pessoas mais carentes sem diferença de credo ou de facção política. Para Dona Hilda e Maurício Andrade, todos eram arcoenses e, como tais, não mereciam discriminação por parte da Administração da Prefeitura, sob o seu comando.
      José Maurício Andrade, homem de coração magnânimo, inteligência lúcida, prendado por boa memória, habilidoso político, homem educado e fino, orador invejável, dono de um timbre de voz agradável, foi o homem que lutou por Arcos, chegando a trabalhar como Chefe de Gabinete da Prefeitura no 1º. Mandato de D. Hilda sem ganhar um só centavo. De 1977 a 2000, Maurício trabalhou, gratuitamente, para o Município de Arcos como Secretário de Gabinete, deixando seus afazeres na Fazenda de Calciolândia aos cuidados de funcionários, como José Macedo, Abel Veloso, Daniel Costa, Antônio do Trajano e outros.
      Maurício Andrade foi sempre muito paciente, tolerante, mas não entendia quando se deparava com companheiros indignos, mentirosos e capazes de atitudes indesejáveis no meio da gente.
Quando isto acontecia, ficava bravo. E, no auge do seu estado nervoso, dizia apenas:
     - Este camarada é um CRETINO”. Era o nome mais forte que conseguia proferir.
      Hoje, quem é capaz de trabalhar gratuitamente para o Município de Arcos com tanta dedicação, a ponto de nada receber para si?
      Em 2005, Dr. José Maurício de Andrade, homem de tanta ação na comunidade de Arcos, teve que afastar-se de tudo em face da enfermidade de sua esposa, a ex-Prefeita de Arcos para cuidar dela.  Levou-a para Belo Horizonte para ficar perto da assistência médica especializada no tratamento do esquecimento da memória. E junto partiu com ela para assisti-la como companheiro e esposo nesta fase tão difícil da vida de D.Hilda, que não mais conhece ninguém, nem o marido e nem filhos.
      No apartamento 1 123 da Av. Raja Cabaglia do Bairro Goutierrez em Belo Horizonte, bem em frente do Hospital Santa Tereza, de propriedade  de seu filho Dr. Eduardo Borges da Costa, está Dr José Maurício de Andrade em assistência permanente à enferma esposa Hilda Borges de Andrade.  É ali mesmo que Maurício Andrade passa os dias ao lado da esposa, sem abandoná-la por um só momento  com a maior dedicação.
      Pratica ginástica três vezes por semana em uma das piscinas especializadas de Belo Horizonte para agüentar firme esta administração da doença de sua esposa D. Hilda. E ele vem administrando com eficiência a doença, pois é estudioso do assunto e, com isto, auxilia os médicos no tratamento. A doença, pelo menos, está paralisada e Dona Hilda conseguiu até uns quilos a mais.
       Recebe com alegria imensa as pessoas de Arcos na sua sala-escritório para um papo descontraído e fica agradecido por demais. Quer saber tudo de Arcos e como vai a administração da Prefeitura. Preocupa-se com Arcos e fica por compreender porque o Parque Aquático, o Hospital de Otorrinolaringologia não estão em pleno funcionamento, assim como a prioridade das Avenidas Sanitárias para a qualidade de vida do povo. Pensa até que é por ter sido obras iniciadas por D. Hilda e por isto ficam de lado.
         Na comunidade, não deve existir tais polêmicas, diz Maurício Andrade, porque o que está em foco é a qualidade de vida do povo e, isto,  deve estar em primeiro lugar para os olhos da Administração Municipal. Na Administração da Prefeitura não deve haver lugar para vaidades inócuas no sentido de querer aparecer como autor desta ou daquela obra só para ter  seu nome badalado pela imprensa oral e escrita e mais ainda, por ter seu nome fundido em letras garrafais no metal das placas de inauguração.       
      Tudo isto acaba. Só não acaba a dignidade e o mérito por uma Administração voltada para o povo e, em seu benefício, fazer as obras essenciais para o povo.                
      O Guardião de Obras de Arcos a tudo deixou para ser o Guardião da Vida de sua esposa Dona Hilda em Belo Horizonte.
      Por tudo que você representou e fez por Arcos, Dr. José Maurício Andrade, receba o penhor de gratidão e reconhecimento eterno da gente simples desta terra de Arcos.
      Seu nome está gravado nos anais da história do coração arcoense.
      A você, o OBRIGADO do povo de Arcos.
                     Roulien Ribeiro Lima
                            08.09.2007
Dr.José Maurício de Andrade-Nascimento: 22/02/1913- Falecimento: 12/01/2o11
 Texto de Roulien Ribeiro Lima cedido ao Blog Arcos.


Um comentário:

  1. fiquei muito admirado ao ler toda essa matéria, e noto que hoje não mais existira alguém que queira continuar esse trajeto de dedicação ao bem estar de um povo

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e comentários: