quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pessoas de Destaque-continuação

Francisco Fernandes

Considerado fundador da imprensa arcoense, nasceu em 06/08/1900 e faleceu em 25/08/1965. Era filho de Alexandrino Fernandes Filho e Galdina Fernandes. Casado com Alice Andrade Fernandes, deixou os filhos: Wanderley, Vicente, Alexandrino e José. Trabalhava como marceneiro, depois como bancário, enquanto exercia o jornalismo diletante e se aprofundava nos estudos. Em Porto Alegre- RS, passou a trabalhar na Editora Globo e no magistério universitário, escrevendo e publicando os seguintes livros: Dicionário de Verbos e Regimes, Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, Dicionário Contemporâneo Brasileiro, Dicionário Gramatical da Língua Portuguesa, Grande Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, Dicionário de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa. Era autoditada de fina formação cultural; afável e amistoso na intimidade, dinâmico e comunicativo. Fundou seu primeiro jornal. O Echo, em 1916 em Arcos.



Francisco Pedro Alves
(Vulgo Chico Cuca)


Era sacristão em Arcos desde 1946, mas muito antes ajudava na igreja (o pai também tinha sido sacristão), batendo sino, arrumando os paramentos, fazendo limpeza. Trabalhou com 12 vigários na paróquia, conhecia os ritos litúrgicos, sabia os nomes e as funções dos objetos das celebrações. Tinha especial carinho pelo sino, o qual veio da Inglaterra (tem nele a marca da coroa britânica), que sabia tocar como ninguém. Sabia conservar funcionando o relógio de parede da igreja, adquirido em 1910. Nostálgico dos velhos tempos, ele lamentava o modismo pragmático dos dias atuais: “as pessoas eram mais felizes, desprovidas de ganância pelo dinheiro; eram mais confiantes, mais amigas”. Em sua opinião a cidade estava bonita, mas teria ficado maravilhosa se tivessem preservado a parte com o casario no estilo da época. Foi barbeiro desde 1950, quando cobrava um mil reis pelo corte do cabelo e quinhentos reis pelo da barba.


General Corrêa de Melo

Seu nome completo era Felipe José Corrêa de Mello. Filho de José Basílio Corrêa de Melo e Ana Joaquina de São José, nasceu em Arcos em 1852 e faleceu no Rio de Janeiro em 1913. Aos 18 anos de idade assentou praça no Exército e 10 anos depois era Alferes (decreto de 21/02/1880). Em 26/02/1889 foi promovido a tenente e a capitão um ano depois. Major graduado por decreto de 05/08/1894 e tenente-coronel em 08/11/1901. Coronel em 1908 e reformado, a pedido, em 26/04/1911, sendo então promovido a general da divisão. Militar exemplar, prestou importantes serviços ao país, como prova a sua fé de ofício.

Fonte: História de Arcos-Lázaro Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários: